segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Velhos e bons filmes em preto e branco


Para os que curtem filmes em preto e branco, duas dicas: “Cidadão Kane” e “Doze Homens e uma Sentença”.

Doze Homens e uma Sentença (12 Angry Men) é um drama onde, doze jurados se reúnem para decidir se um réu é culpado ou inocente de um assassinato, sabendo que se for considerado culpado, a pena será a de morte.

Na primeira votação, onze têm plena certeza que ele é culpado, mas um jurado, mesmo não acreditando em sua inocência, também não o considera culpado. Este jurado, contrariando os demais, quer analisar melhor os fatos, e por isso é obrigado a enfrentar, não somente as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas principalmente a má vontade e as mágoas dos demais jurados, que estão com muita pressa de se verem livres daquela incumbência.
Estrelado por Henry Fonda, é um filme de 1957 e é ele também que o produz. Praticamente todo rodado dentro de uma sala, caracteriza bem a tensão que se quer mostrar.



Cidadão Kane (Citizen Kane) é um filme intenso e marcante. Estrelado e dirigido por Orson Welles, é um filme de 1941, que segundo se comenta, foi baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst, o que sempre foi negado por Welles. 

Charles Foster Kane é um menino pobre que acaba construindo um império e se tornando um dos homens mais ricos do mundo.

O filme começa mostrando a morte de Kane e é quando ele pronuncia uma palavra: "Rosebud".
 O jornalista Jerry Thompson (William Alland) é incumbido por seu chefe de investigar a vida de Kane, para descobrir o significado da última palavra dita por ele, e que ninguém sabia o que era. Jerry começa entrevistar as pessoas que tiveram ligação com ele e descobre que foi um homem solitário, que sempre foi obrigado a seguir a vontade alheia, desde menino.

Por ninguém se importar com ele, busca na aquisição de bens, um meio para que obtenha a admiração das pessoas. Ao final, o jornalista conclui que "Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. Talvez Rosebud seja algo que ele nunca tenha possuído, ou algo que tenha perdido." Mas fique tranquilo, no final do filme, é revelado o significado de "rosebud".

Também faz parte do elenco, Agnes Moorehead, que interpreta a mãe de Kane, e que depois ficou famosa como Endora, a malvada mãe de Samantha, no famoso seriado de TV A Feiticeira.


O filme Doze Homens, me foi presenteado por um novo amigo de trabalho, o Ronaldo Caravieri, que numa conversa de pós-almoço, descobrimos ter gostos semelhantes para filmes, além de compartilhar a admiração por Senna. Já Cidadão Kane foi presente de meus tesouros, Esther, Martha, Barbara e Arthur, no dia dos pais deste ano. Agradeço a todos por saberem que sou um aficionado por bons filmes e por contribuir para isso.

Vale a pena conferir ambos.

Nenhum comentário: