Depois de ver na TV, andei buscando material para escrever a respeito do filme “Um Olhar no Paraiso” – The Lovely Bones – EUA – 2009 – direção: Peter Jackson – elenco: Saoirse Ronan (Desejo e Reparação) é Susie Salmon (saoirse em irlandês significa liberdade), Rachel Weisz (a Evelyn de A Múmia) e Mark Wahlberg (Max Payne) como pais de Susie, Susan Sarandon (Thelma & Luise, O Óleo de Lorenzo, Um Amor de Verão), é a avó dela e Stanley Tucci (o Nigel de O Diabo Veste Prada) interpretando George Harvey, o assassino.
Veja o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2zRb5Oi2bsw
Sinopse: Em 6 de dezembro de 1973, Susie Salmon é estuprada e assassinada por seu vizinho, George Harvey, um assassino em série de jovens garotas e mulheres. Depois de um ano após a morte de Susie, seu pai começa a desconfiar do vizinho e começa a procurar por provas para incriminá-lo. Com o tempo, também sua irmã começa a desconfiar do Sr. Harvey.
Susie não vai para o paraíso. Ela fica numa espécie de limbo e observa seu assassino. O motivo para a estada dela neste lugar intermediário entre a Terra e o paraíso é o fato de não ter se conformado com a morte e por desejar vingança contra o assassino que, depois de acabar com as pistas com êxito, se prepara para matar novamente. Susie luta para consumar o seu desejo de vingança contra Harvey e seu desejo de ver sua família se recuperar de sua perda.Para minha surpresa só vi críticas duras, e quase todas mencionando o uso excessivo do visual. Pode ser ingenuidade minha, mas foi justamente o que mais me encantou no filme. A história é densa, em momentos chega a ser sufocante, mas o visual é simplesmente maravilhoso. Surpreende a cada tomada.
Há uma sequencia onde, após sua morte, Susie esta na praia, vendo garrafas com barcos montados em seu interior, navegando pelo mar, quando seu pai, em outra dimensão e num momento de desespero, começa a quebrar sua coleção de garrafas, Susie vê as garrafas se espatifarem nas pedras da praia.
Afinal, o que é o cinema senão uma história contada através de imagens. O que querem os críticos deste filme? Uma história contada através de palavras? Que leiam livros!




